Apartamento CL704
Localização: Porto Alegre/RS
Área: 113,00 m²
Ano: 2019
Status: Concluído
Briefing: Projeto Executivo
Arquitetura dos Interiores de um apartamento de três dormitórios.
Fotografia: IHM
O projeto para este imóvel localizado no Bairro Petrópolis, na cidade de Porto Alegre, segue algumas diretrizes recorrentes no trabalho do nosso escritório: clareza formal e racionalidade; conforto e ordenação estética através do controle da materialidade. Acreditamos que a escolha dos materiais utilizados em um espaço destinado à moradia é fundamental para a sensação de acolhimento no ambiente.
Na área social (sala de estar, jantar e churrasqueira), estrategicamente, optamos por “envelopar” o espaço em painéis de madeira, que assume a responsabilidade de criar um ambiente confortável e aprazível e é o material principal desta área do apartamento.
Para estabelecer a transição entre a área social e área íntima do apartamento, foi criado um painel que cobre toda a parede, onde existe uma porta camuflada, no mesmo padrão de acabamento de todos os outros elementos de marcenaria da sala. Este painel também serve de plano de fundo para uma única obra de arte, uma foto de Mathias Hennig.
Ainda na área social, para o lavabo, a estratégia foi trabalhar com poucos elementos e controle de iluminação. Uma bancada com cuba em mármore esculpido e, sob a bancada, uma prateleira em estrado de madeira maciça.
A cozinha e a lavanderia foram executadas em marcenaria com acabamento em microtextura em azul-escuro e os tampos em pedra branca. Foram dispostas duas bancadas, frente a frente, possibilitando uma maior área de trabalho para quem estiver na cozinha. Os armários ficaram dispostos sob os tampos e também suspensos, escolha que criou a sensação de amplitude para o ambiente.
Para a área íntima do apartamento a estratégia foi trabalhar com tons neutros e detalhes específicos em madeira. Na suíte, por exemplo, todos os itens de marcenaria foram executados com acabamento em microtextura na cor cinza, enquanto alguns detalhes específicos ganharam força através do acabamento em lâmina natural de carvalho.
O dormitório, por ser destinado a uma criança de 4 anos, foi tratado com caráter mais lúdico. A marcenaria foi executada com acabamento em microtextura na cor branca e os detalhes nos puxadores em lâmina de louro freijó. As paredes receberam pintura na cor cinza com adesivagem para ambientar o espaço.