Centro Administrativo do Município de Igrejinha / RS
1° - Colocado
Concurso para a seleção de Projeto Arquitetônico para a construção do novo Centro Administrativo do Município de Igrejinha/RS
MOTE 85 arquitetos + OCTO COLETIVO
Localização: Igrejinha / RS
Área Construída: 3.260,70m²
Ano do Projeto: 2013-2016
Status: Projeto Executivo Concluído / Em Obras
Projeto Arquitetônico:
Arq. Andrei Português Rosa
Arq. Iuri Hausen Mizoguchi
Arq. Marcus Eduardo de Andrade Weber
Arq. Michele Pigatto Librelotto
Imagens: Acad. Lucas Silva
Projeto Estrutural:
Eng. Civil Charles Enno Klein
O projeto foi concebido de modo a proporcionar o maior grau de democratização do espaço, fazendo com que a população se sinta e faça parte do ambiente criado. A população de Igrejinha tem por costume se apropriar dos espaços públicos. Por isto, a edificação está disposta no terreno de modo a criar um plano de fundo a uma praça cívica voltada a Rua Ildo Meneghetti. Configura-se assim, a Praça da Prefeitura.
O centro da praça é seco, característica típica de praças cívicas, de modo a ressaltar a imponência da edificação criada e de proporcionar condições de gerar um grande acúmulo de pessoas. Este espaço aberto servirá também como um novo equipamento para cidade, podendo ser utilizado para eventos extraordinários, tais como feiras, festividades, lazer, etc.
Como grande parcela da população de Igrejinha tem como costume fazer os seus deslocamentos diários utilizando a bicicleta, acrescentou-se ao programa de necessidades um bicicletário coberto. Este bicicletário foi implantado semi enterrado, de maneira que não se torna uma barreira visual. Sua cobertura é verde e acessível aos pedestres, transformando-se em uma área de estar.
Como a cidade está localizada próxima ao Rio Paranhana, o edifício foi implantado numa cota de um metro acima do nível da calçada de forma a manter-se inatingível no caso de uma eventual enchente. O espaço cívico da área aberta foi delimitado por caminhos d'água no piso que simbolizam a relação da cidade com o Rio e conduzem as águas da chuva ao espelho d'água que cerca o patamar das bandeiras
A edificação propriamente dita está estruturada em torno de um grande átrio central, que simbolicamente representa a transparência dos serviços prestados pela prefeitura, pois a partir dele se pode enxergar todos os pavimentos proporcionando uma visão global do interior da edificação.