Pousada Rosa Tropicalia

 

Localização: Praia do Rosa/SC

Área: 560,00 m²

Ano: 2015/2018

Status: Concluído

Briefing: Projeto Arquitetônico para Pousada com 13 apartamentos.

Projeto Arquitetônico Executivo e Compatibilização de Projetos Complementares.

Autores:

Arq. Andrei Português Rosa
Arq. Iuri Hausen Mizoguchi

 

MOTE85-RSTRPCL-PF-PHO-(01).jpg

   Esta pousada está situada na Praia do Rosa, no litoral de Santa Catarina, conhecida, sobretudo, pela sua exuberância geográfica, em que os morros contrastam com o mar.
      Ao nos depararmos com a demanda de projetar uma pousada com linguagem contemporânea neste local, logo pensamos que, invariavelmente, esta edificação deveria respeitar o ponto em que estaria localizada e suas características.
O PROGRAMA
       A pousada possui 12 habitações, todas elas com as mesmas dimensões, ora organizadas como suítes para casais, ora como quartos coletivos (com camas de solteiro e beliches).
    Além das habitações, o programa engloba uma área de café/bar e uma recepção. Há, ainda, um pequeno apartamento duplex onde reside o proprietário do empreendimento.
Para fazer a relação entre os blocos, criamos uma área de lazer aberta, que interliga as habitações aos demais espaços da pousada.
O PARTIDO

      A pousada foi dividida em três blocos. Voltado para a rua principal, fazendo a relação com a via pública, foi posicionado o bloco de Recepção, o Café/Bar e o apartamento do proprietário. Os demais blocos, relativos às habitações, estão voltados para o pátio central, que é a principal área de lazer do local.
Todas os quartos possuem sacadas voltadas para esse pátio e, para isso, as circulações foram posicionadas nos fundos do terreno.
MATERIALIDADE
    A materialidade da construção foi considerada peça-chave para estabelecer uma relação harmoniosa entre o local e a pousada. Através do uso de madeira e tijolo, tentamos fazer uma construção com linguagem contemporânea e, ao mesmo tempo, que fosse respeitosa com o contexto local e a mão de obra disponível. Evitamos ao máximo os materiais estritamente industrializados, mais vistos em ambientes urbanos. Optamos, então, pela utilização de guarda corpos de troncos de madeira e corda, ripas de madeira, tijolo de demolição, entre outros materiais artesanais.

Planta Baixa - Segundo Pavimento R01.jpg
Planta_Baixa_-_Pavimento_Térreo_R01.jpg
MOTE85-RSTRPCL-PF-PHO-(02).jpg